Esqueça Todas as Coisas Erradas Que Você Sabe Sobre o Sal

Você acredita que altas quantidades de sal provocam sede, hipertensão e doenças cardíacas? Se sim, você provavelmente está errado. Estudos recentes tem provado o contrário. Aqui estão algumas descobertas que podem surpreendê-lo:

  • O sal não faz você ter mais sede e urinar mais. Pelo contrário, comer mais sal reduziu a sede e ainda aumentou a fome. Pesquisas recentes com animais mostram que uma dieta com alto teor de sal acelera o metabolismo. Isso forçou os animais a comerem 25% mais calorias, apenas para manterem o peso. O que sugeriu que o sal pode ter uma influência enorme na balança.
  • O equilíbrio de potássio e sódio não aumenta tanto o risco de hipertensão arterial e doenças, quanto apenas o consumo excessivo de sódio. E alimentos processados são ricos em sódio, contendo baixo teor de potássio.
  • Dietas com baixo teor de sal podem piorar doenças cardiovasculares e aumentar, em vez de diminuir, o risco de morte precoce em pacientes com pré-disposição à doenças cardíacas.
  • É dos alimentos processados que ingerimos 70% do total de sal consumido diariamente. Portanto, se evitá-los, você praticamente não tem riscos de ingerir sódio em excesso e terá níveis equilibrados de sódio e potássio.
  • Ao diminuir o uso de sal em alimentos processados, muitos fabricantes adicionam glutamato monossódico (MSG). Ele é um potencializador de sabor e associado à obesidade, dores de cabeça, dano ocular, fadiga e depressão. O consumo de MSG pode até mesmo aumentar o risco de doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson.

Entenda Melhor

Quando consumir sal em excesso, ou seja, cloreto de sódio, você vai ficar com sede e beber água. Assim irá diluir o sangue o suficiente para manter a concentração adequada de sódio no organismo. Depois disso você irá eliminar a maior parte do excesso de água e sal através da urina, em um processo bem simples. Estudos recentes contradizem muito a sabedoria popular de como o corpo lida com sal, sugerindo que altos níveis podem desempenhar papel até mesmo na perda de peso.

Mais visitados: