Garrafa que capta água do ar – Você nunca mais vai precisar comprar água

Uma garrafinha de água revolucionária tem deixado muitos de boquiaberta com as possibilidades da tecnologia. O aparelho desenvolvido por Kristof Retezar coleta a umidade do ar e a transforma em água potável. A engenhoca tem capacidade para produzir até meio litro de água em uma hora.

O aparelho funciona por meio de energia solar. Quando há boas condições climáticas (presença de sol, sobretudo) e a atmosfera está úmida a parte superior da máquina esquenta enquanto a inferior esfria.

Quando o ar entra ele percorre duras regiões em direção a uma câmera que separa as partículas. O ar é liberado lentamente enquanto as gotas escorrem por um cano até a garrafa. A máquina é pequena e prática de ser transportada para qualquer lugar.

coletora de agua

Para conquistar sucesso o criador testou 30 vezes o equipamento para alcançar resultados satisfatórios.

O nome apelidado de “Fontus” pelo criador pode ser aplicado em diferentes áreas.  A primeira experiência é junto a aparelhos esportivos, como em ciclistas e montanhistas.

Pessoas já estão imaginando as situações em que a nova garrafa poderá ser utilizada, como por exemplo em guerras, para acantonamentos e pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade social/ambiental. A exemplo está a região nordeste  do país que ainda nos dias de hoje sofre com a seca dos rios, falta de chuvas e escassa distribuição de água potável.

Esta novidade científica vai permitir com que os aproximadamente 13° km de água inexploradas da atmosfera possam servir de maneira útil.

Mais visitados: