Cerca de 3 milhões de adolescentes são diagnosticados com depressão por ano no EUA. Saiba o porquê!
Depois do jogo da Baleia Azul algumas organizações decidiram divulgar os dados que mantinham escondidos sobre o suicido na adolescência. Somente nos nos Estados Unidos cerca de 3 milhões de jovens são diagnosticados com depressão por ano. Os estados com maiores taxas são Virginia, Maine e Utah. O estudo foi feito pelo Mental Health Services.
O número de adolescentes entre 12 e 17 anos que sofrem de episódios depressivos tem crescido nos últimos anos. As taxas de 2013 para 2014 por exemplo mostram um aumento de 11%.
De acordo com a orientação de médicos, a adolescência é um momento crítico do desenvolvimento pessoal que pode ser devastador para alguns, caso não haja tratamento específico. Muitos métodos para aliviar os sintomas e diminuir os sentimentos ruins existem, mas o maior problema é que os pais, professores e demais responsáveis desconhecem ou relegam o problema quando os adolescentes precisam de ajuda.
Os estudos mostram algumas hipóteses sobre o porque do alto percentual de adolescentes em depressão. Até agora acredita-se que além do percentual de culpa da própria fase biológica de amadurecimento, desníveis hormonais e novas responsabilidades, a exclusão social, falta de incentivo dos pais e rotinas não saudáveis que fazem muito uso de redes sociais e ambientes virtuais contribuem para piorar a doença.
Adolescentes que estão depressivos geralmente não mostram interesses em atividades que costumavam gostar e se este sentimento permanecer por mais de duas semanas é bem provável que o diagnóstico seja de depressão. Além disso eles também podem mostrar sinais de baixa auto-estima e ter problemas de concentração ou para dormir.
Alguns adolescentes também podem parar de comer normalmente ou ter obsessão alimentar e ter sentimentos ruins. Apesar de durante a juventude o sono ser um pouco mais necessário, dormir demais também está entre os principais sintomas da doença.
Se você conhece alguém que tenha os sintomas da depressão recomenda-se que lhe indique ajuda. Todos precisam contribuir para que esta doença do século não seja motivo para marcar a vida de jovens que ainda tem a vida toda pela frente.