Saque do FGTS de Contas Inativas – O Prazo está Acabando!

No fim de 2016 os trabalhadores, depois de tanta tragédia, receberam uma boa notícia.  O presidente Michel temer anunciou a liberação de saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) daqueles que estão com as contas inativas, ou seja, que não conseguiam fazer o saque o dinheiro devido o bloqueio da conta.

MAS O PRAZO ESTÁ ACABANDO… Isso mesmo, encerra-se no dia 31/07 os saques das contas inativas do FGTS. E o que isso quer dizer? Se você tem o direito e ainda não sacou, seu prazo está acabando! O último grupo de contemplados começa a realizar o saque a partir de hoje, porém, mesmo que você não tenha realizado dentro do período correto, seu prazo ainda está vigente.

Mas, passado o dia 31/07, os saques das contas inativas não serão mais liberados e quem não o fizer terá que se adequar as regras normais do FGTS, que são: ao ser demitido, doenças graves ou compra/construção da casa própria. Portanto, fique espero e garanta o seu dinheiro.

Quem tem direito ao FGTS?


A liberação do saque será permitida a partir do inicio de março de 2017, de acordo com as datas de aniversário dos trabalhadores, ou seja, não são todos que vão sacar no mesmo dia. Enquanto o saque ainda não é liberado você pode consultar o seu saldo do FGTS e saber se sua conta está inativa por meio da internet.

Quem tem direito a sacar é somente os que estão com as contas do FGTS inativas, isso acontece com os trabalhadores que foram demitidos por justa causa ou que pediram demissão até dezembro de 2015. Nestes dois casos, mesmo que o trabalhador seja empregado novamente em regime de carteira assinada após a última demissão a conta do FGTS permanece inativa (bloqueada) por 3 anos. A partir de agora, com a nova decisão do governo, os trabalhadores poderão sacar TODO o dinheiro do fundo, sem prestar explicações.

Calendário de Pagamento FGTS Contas Inativas 2017


Nascido em:Quando pode sacar:
Janeiroa partir de 10/Março
Fevereiroa partir de 10/Março
Marçoa partir de 10/Abril
Abrila partir de 10/Abril
Maioa partir de 10/Abril
Junhoa partir de 12/Maio
Julhoa partir de 12/Maio
Agostoa partir de 12/Maio
Setembroa partir de 16/Junho
Outubroa partir de 16/Junho
Novembroa partir de 16/Junho
Dezembroa partir de 14/Julho

Como consultar o saldo de contas inativas do FGTS na internet passo a passo

  1. Acesse o site oficial da Caixa por meio do seguinte link: https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS
  2. No primeiro campo em branco digite o seu NIS, PIS ou SEP (este número consta na sua carteira de trabalhado)
    Como consultar saldo conta inativa FGTS
  3. Digite sua senha de internet para realizar a consulta e clique em OK. Pronto, você será redirecionado para o seu campo, contendo seu extrato e saldo do FGTS da conta inativa
    Como consultar saldo conta inativa FGTS
  4. Se você não tem uma senha de internet clique no botão em azul “Cadastrar senha”
    Como consultar saldo conta inativa FGTS
  5. Siga os passos que segue, para cadastrar a sua senha e volte no link de acesso
    Como consultar saldo conta inativa FGTS
  6. Informe seu login e a senha que acabou de criar que você será direcionado para o seu campo com saldo e extrato do FGTS da sua conta, seja ela inativa ou não.
  7. Você também tem a opção de consultar o saldo e extrato do seu FGTS pelo aplicativo! Basta baixar na Apple Store ou Play Store do seu smartphone o app do FGTS, colocar seu login e senha e depois no menu do canto esquerdo consultar o saldo e extrato da sua conta inativa!

Como Funciona o FGTS?

O FGTS funciona como uma aplicação de garantia ao trabalhador. Quem trabalha com carteira assinada tem o direito de receber todo mês 8% do seu salário aplicado neste fundo que é uma conta  da CAIXA criada automaticamente no momento da sua contratação. Além disso, o fundo rende uma quantia mensal e mais correção monetária. Tirando decisões como as pronunciadas agora, o dinheiro só pode ser sacado em situações específicas como demissão sem justa causa, compra de carro ou casa própria e outros.

Algumas pessoas passam a vida inteira sem realizar o saque do FGTS o que faz acumular grande quantidade de dinheiro no fundo. De acordo com Michel Temer a maior parte das contas tem um valor pouco maior do que um salário mínimo. A permissão de saque do FGTS de contas inativas deverá beneficiar cerca de 10,2 milhões de trabalhadores, na estimativa do presidente. Saiba quanto tem na sua conta realizando uma consulta gratuita pela internet no passo a passo abaixo.

Quer saber como sacar o dinheiro do FGTS? Agora que você já sabe qual é o seu saldo do fundo você deve aguardar a divulgação das datas que acontecerá no inicio de fevereiro de 2017 de acordo com a data de aniversário dos trabalhadores.  Caso a sua conta não esteja inativa significa que o saque está liberado a qualquer momento, basta você comparecer a uma agência da caixa para comprovar o motivo pelo qual quer realizar o saque, pois não é em qualquer caso que a ação é permitida para as contas que não estão “bloqueadas”.

Mais visitados: