Calendário de pagamento do PIS 2017 e valor – Saiba quando você recebe!
O PIS é uma sigla referente ao Programa de Integração do Governo Federal brasileiro. Este projeto é uma contribuição tributária que as empresas devem realizar que tem como meta financiar os gastos com seguro desemprego, abone e participação na receita federal para pessoas físicas e jurídicas.
O PIS foi criado em 1988 juntamente com o PASEP que é o (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) ambos os programas pretendem fazer com que os funcionários tenham participação ativa nos lucros das empresas privadas e ONGS. Essa participação acontece por meio de um abono salarial para os trabalhadores. O abono dos servidores públicos é pago pelo PASEP, já para os demais é o PIS.
O número de inscrição do PIS e PASEP de todo trabalhador é automaticamente criado no momento que este emite sua carteira de trabalho. Para consultá-lo basta abrir a primeira página da sua carteira de trabalho ou previdência social. Para saber quando os pagamentos são feitos é preciso consultar o calendário que muda todos os anos, consulte a data de pagamento do seu PIS no calendário de 2017:
Calendário de pagamento do PIS 2017 e valores
[sociallocker id=”228″] [/sociallocker].
.
.
Para receber o dinheiro referente ao PIS é preciso que o trabalhador esteja adequado a algumas situações como ter no mínimo 5 anos de carteira assinada, ter trabalhado para iniciativa privada, ter trabalhado por pelo menos 180 dias continuamente em carteira assinada pela mesma empresa e ter recebido salário mínimo por pelo menos dois anos.
A data de pagamento do PIS é feita de acordo com a data de nascimento do trabalhador. Por tanto se você nasceu em janeiro terá o saque liberado somente em janeiro de 2018 e é preciso aguardar. De acordo com o calendário PIS 2017 os trabalhadores tem até 30 de junho de 2018 para realizar os saques, caso este prazo não seja respeitado o dinheiro é enviado ao Fundo de Amparo ao Trabalhador sem possibilidade de resgate ou retorno. Fique atento às datas!
O valor a ser recebido igualmente por todos aqueles que tem direito é de um salário mínimo vigente na data do pagamento, ou seja, R$ 960,00. O calendário do pagamento referente ao ano de 2017 começa somente em junho e se extende até a mesma data de 2018. Por tanto ainda neste ano estão realizando pagamentos referentes à 2016. Ainda não se sabe em que dia de 2017 iniciarão os pagamentos referentes ao ano.
Os seguintes trabalhadores não tem direito ao recebimento do PIS:
- Servidores públicos
- Empregados domésticos
- Trabalhadores rurais que estão vinculados a um contratante pessoa física
- Trabalhadores urbanos que trabalhem somente para pessoas físicas
- Diretores que não tem vínculo empregatício
- Menores aprendizes
- Trabalhadores que recebem mensalmente mais de dois salários mínimos
Para sacar o dinheiro basta comparecer a qualquer unidade de Caixa ou locais credenciados como casas lotéricas, por exemplo. No entanto, não se esqueça de levar o seu cartão cidadão para autorizar o saque, caso não tenha este presente é possível acessar ao dinheiro com um dos seguintes documentos:
- Carteira de identidade;
- Carteira de estrangeiros;
- Passaporte;
- CNH;
- Carteira de trabalho;
- Identidade militar;
- Carteira Funcional reconhecida por Decreto.