Se você usa isso para ajudar a pegar no sono, na verdade só está aumentando sua insônia

Se você tem dificuldades para dormir certamente faz de tudo para conseguir ter uma noite de sono melhor. No entanto, as vezes você pode estar deixando de dormir por práticas simples que interferem em muito na qualidade de seu sono.

Uma delas é a bebida, o álcool, apesar de dar efeito de sonolência prejudica em muito a qualidade do sono. Se você ingere bebidas alcoolicas para ajudar a dormir mais rápido com certeza este é um dos seus maiores erros.

Confira aqui quais são os efeitos prejudiciais das bebidas no sono:

1 – Altera os seus neurotransmissores

Estes produtos químicos do cérebro agem em diferentes células nervosas, ou neurônios, no cérebro. Especificamente, o gamma-aminobutyric (GABA), que desempenha um grande papel. GABA inibe os neurônios que mantê-lo acordado, na prática é o que causa a sensação de sono.

Quando você bebe, o GABA é lançada fora do lugar. Ele tem dificuldade na hora de fazer novos sinais nervosos que manter o seu ciclo na seleção. Isso pode acontecer mesmo em doses baixas.

2 – Aumenta os níveis de Adenosina

Beber também aumenta os níveis de adenosina. Esta molécula não é um neurotransmissor, mas ela controla os sinais de outros neurotransmissores como o GABA e o glutamato. Quando adenosina sobe, você adormece com mais facilidade, mas de forma artificial – isso explica o efeito sedativo do álcool.

Em primeiro lugar, pode parecer uma coisa boa. Mas quando o sono é induzido pelo álcool, é mais provável que a qualidade do sono seja prejudicada. Mesmo que você durma, não se sentirá descansado.

3 – Inibe as três primeiras fases do sono

As bebidas alcoólicas  também mexem com a fases específicas do sono. Normalmente, o ciclo vai como esta: estágios 1, 2, 3, 4 e REM. O ciclo do sono se repete várias vezes uma noite, começando novamente nas fases 1 e 2, os sonos mais leves.

Quando você vai para a cama o efeito sedativo do álcool faz com que você passe diretamente para a fase 3 do sono. O organismo tenta ajustar para a fase 1 novamente e por isso não pode descansar,  assim você pode acordar várias vezes durante a noite.

4 – Te impede de ter sonhos

Movimento rápido dos olhos (REM) do sono ocorre após os estágios 3 e 4. O mais bizarro que os sonhos acontecem durante este tempo!

Nesta etapa, também se estimula a criação de proteínas e células, tornando-o importante para o normal funcionamento do cérebro. Mesmo o aprendizado e as habilidades mentais dependem da adequada de sono REM. Por isso beber te torna impossibilitado de sonhar.

Independentemente de quanto você bebe, o álcool retarda a primeira fase REM. Com essa fase suprimida o seu corpo não se sentirá devidamente cansado e contribui para a sensação de ressaca, caso a quantidade de álcool ingerida tenha sido bastante.

Se você beber álcool, faça-o com moderação e mesmo assim saiba que as consequências do sono irão acontecer –  principalmente se você já sofre com problemas de insônia ou outros.

Os homens não devem beber mais do que dois drinques, as mulheres não  devem passar de um. Medidas maiores do que essa tem claros efeitos sob o sono.

 

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