Tratamento de Gordura Localizada – Quais Realmente Funcionam?

A gordura localizada é conhecida também como lipodistrofia localizada, que é o acumulo de tecido adiposo em partes específicas do corpo. Esses locais de acúmulo mudam de pessoa para pessoa. Quando a tendência é acumular no abdômen, damos o nome de tendência androide. Quando essa gordura é acumulada nos quadris, recebe o nome de tendência ginoide.

A causa se dá normalmente pela má alimentação e sedentarismo, podendo também ser genético ou causados pela má-postura. Esses mesmos fatores podem fazer o grau de adiposidade variar. Ela costuma ser mais difícil de eliminar com dietas e exercícios, pois estão em áreas específicas – como a parte interna da coxa, parte inferior do abdômen e quadris.

A gordura localizada é mais comum em mulheres do que em homens, devido a alteração hormonal que faz com que haja a duplicação das células gordurosas. A primeira fase ocorre na pré-adolescência e a segunda na gravidez. Em homens é mais incomum e quando acontece, geralmente é no abdômen e tem relação com problemas cardiovasculares.

Não é possível eliminar gordura apenas em uma parte do corpo. O que deve ser feito é praticar exercícios físicos e ter uma dieta balanceada, para que o corpo todo perca medidas, e consequentemente a área desejada.

Como eliminar a gordura localizada

É importante ter uma alimentação balanceada, combinada de exercícios físicos. Uma boa saída para perder medidas são os Sucos Detox. Você deve beber diariamente um copo no desjejum (café da manhã). Existem também chás, como o chá-verde, chá branco e chá de goji-berry, que auxiliam na eliminação de toxinas e redução de peso.

Outra saída são alimentos de calorias negativas. São alimentos que fornecem menos energia do que o corpo gasta para digeri-los. São alimentos como: Abobrinha, alho, agrião, abacaxi, ameixa, amora, alface, berinjela, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, couve, couve-flor, damasco, framboesa, goiaba, jabuticaba, laranja, limão, maça, mamão, manga, melancia, melão, mexerica, morango, pêssego, pepino, pimenta, pimentão e repolho.

Reduza o açúcar e o sal das refeições. No começo, a comida pode parecer estranha e sem sabor, mas depois você se acostuma e nem sente. Uma boa saída é ir reduzindo o açúcar ao poucos e logo vai deixar de adoçar diversos alimentos e bebidas. Para reduzir o sal, use diversas ervas e temperos, eles darão mais sabor a comida, sem necessidade de salgá-la tanto. Você pode usar alecrim, cheiro verde, alho, cebola e o que mais seu bom gosto preferir.

Pratique exercícios-físicos. Precisam ser exercícios intervalados de alta intensidade, que podem ser apenas aeróbicos e também combinados com musculação. Um exemplo seria correr 2 minutos na esteira e caminhar por 2, entre cada ciclo podem ser inseridos 2 ou 3 exercícios musculares.

Tratamentos para Gordura Localizada

Existem diversos tratamentos não invasivos. É importante ressaltar que eles servem apenas para melhorar a estética de quem já está próximo ao peso ideal e não como alternativa ao emagrecimento. Lembre-se que a gordura é fundamental para o funcionamento do corpo, mesmo que você opte por eliminá-la, o ideal é que não seja eliminada por completo.

Conheça sobre os diversos tratamentos que estão no mercado atualmente:

Coolscupting

Foi eleito pelo 3º ano consecutivo como o melhor método de eliminar gordura localizada. Desenvolvido pela Harvard, tem sua eficácia comprovada pelo Food and Drug Administration (FDA). O método consegue eliminar de 20% a 30% de gordura da parte do corpo desejada em uma única aplicação. 95% dos pacientes dizem se sentir satisfeitos com o método. O processo funciona sugando as células de gordura a -8° que morrem e são eliminadas normalmente pelo organismo em até 90 dias.

Criolipólise

Reduz as gordurinhas em uma única aplicação. O método é o mesmo do coolscupting, que congela as células de gordura. Até o aparelho é quase o mesmo, replicando o funcionamento da máquina norte-americana. Também reduz a gordura entre 20% a 30% já na primeira aplicação. Fique atento se o lugar escolhido por você utiliza máquinas com o selo da Anvisa.

Ultracavitação

São pulsos de ondas ultra-sônica que reduzem 10% da gordura logo na primeira sessão. Os pulsos de ondas sonoras de alta frequência são focadas em uma área específica, produzindo uma bolha dentro das células, explodindo-as. Após explodir a célula, o corpo as metaboliza em outras parte e a elimina. É possível fazer as sessões de 2 a 3 vezes na semana. Cada sessão dura cerca de 20 minutos, porém o método não é tão eficiente quanto a criolipólise.

Powershape

É um aparelho que combina sucção, luz de LED e radiofrequência. O método estimula o colágeno, aumenta o metabolismo da gordura e deixa a pele e silhuetas com uma aparência melhor. O laser aquece a pele entre 5 mm e 10 mm de profundidade que dá mais firmeza. A sucção associada com roletes torna a pele mais lisa para receber melhor o laser e aumenta o fluxo sanguíneo, deixando as células mais uniformes. Pode ser utilizado para combater celulite e flacidez.

Existem diversas outras opções no mercado, converse com um profissional para escolher o método mais adequado para consegui alcançar seus objetivos estéticos. Lembre-se também que mais importante do que estar em forma é a sua saúde.

Mais visitados: