Pare de Usar Shampoo e Recupere seus Cabelos – Aprenda esse Segredo

Shampoos e condicionadores são compostos por produtos químicos que prejudicam a estrutura do fio e podem prejudicar até mesmo sua saúde. São repletos de conservantes, silicones que mascaram os danos do cabelo e principalmente de detergentes agressivos que acabam com os fios. O resultado são cabelos opacos, ressecados e com pontas duplas.

Porém existe um segredinho para lavar os fios, que pode recuperar seus cabelos, não faz mal para a saúde e é natural – o bicarbonato de sódio. Ele limpa o cabelo com eficiência e não danifica. É muito mais suave que os sulfatos usados em shampoos comuns. Ao contrário do que muita gente pensa, a quantidade de espuma feita, não é sinônimo de limpeza (já vou avisando porque o bicarbonato não faz espuma nenhuma). Veja na imagem o antes e depois de alguns meses aderindo ao método:

Como Fazer

É muito simples e fácil, você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.
  • 1 copo americano de água.

Vá ajustando as proporções para sua quantidade de cabelo. Se eles forem abaixo do ombro, por exemplo, use 3 colheres de sopa de bicarbonato, para 3 copos d’água.

Aplique a mistura nos fios e vá massageando do couro cabeludo, até chegar nas extremidades. Deixe agir por aproximadamente 3 minutos e enxágue.

Com o tempo você vai notar a melhora do seu cabelo, que ficará livre de químicos e limpo de verdade.

Uma dica é pentear bem os fios antes de fazer a lavagem, o bicarbonato limpa bastante e pode embaraçar um pouco

Condicionador

Uma receita bônus para você incluir na sua rotina de cuidados com os cabelos é o condicionador caseiro. Com a mesma proposta do shampoo de bicarbonato, ele fecha as cutículas do fio, dá brilho e condiciona sem agredir e fazer mal. Você vai precisar de:

  • 1 parte de vinagre de maçã
  • 4 partes de água.
  • óleo essencial de sua preferência (opcional)

Misture os ingredientes e aplique nos fios. Não é necessário enxaguar, mas se preferir, deixe a mistura agir antes nos fios por aproximadamente 5 minutos.

O óleo essencial serve apenas para mascarar o cheiro de vinagre de maça. Você não precisa obrigatoriamente acrescentá-lo na receita. E o cheiro de vinagre desaparece nos fios secos.

 

Mais visitados: