Morre Teori Zavascki – Veja Como Fica a Operação Lava Jato Agora!

Teori Zavascki, morreu aos 68 anos em acidente de avião, ele era relator da Lava Jato. O trajeto com saída de São Paulo e destino ao litoral do Rio de Janeiro caiu em Paraty. Sua morte foi confirmada nas redes sociais pelo seu filho Francisco Zavascki, na quarta feira (19), às 18h05.

Michel Temer, presidente da República lamentou a morte do ministro em pronunciamento no Palácio do Planalto, disse que o magistrado era um” homem de bem” e “orgulho para todos os brasileiros”, declarando luto oficial de três dias.

A nave, do modelo Hawker Beechcraft King Air C90, tinha capacidade para oito pessoas e estava com a documentação em dia. O certificado era válido até abril de 2022 e a inspeção anual até abril de 2017. Junto haviam 4 pessoas, Carlos Alberto Filgueiras, dono da rede de hotéis Emiliano. Ambos eram amigos próximos. Na aeronave havia também o piloto Osmar Rodrigues, a mais duas pessoas ainda não identificadas, que acreditam ser a fisioterapeuta de Teori, de aproximadamente 20 anos e a mãe dela.

Teori, Lava Jato, Detalhes do Acidente e Muito Mais

[sociallocker id=15][/sociallocker]

.

.

.

O Acidente

A queda do avião ocorreu a apenas 2 km de distância da cabeceira da pista, já em Paraty e próximo á Ilha Rasa. No momento da queda havia chuva, porém sem ventos fortes. Os motivos da queda já estão sendo investigados. A marinha diz ter sido informada do acidente as 13:45. Os pousos no aeroporto não possuem torre e dependem apenas de condições visuais.

Mulher de aparentemente 20 anos, conforme testemunhas, sobreviveu ao acidente, mas morreu afogada, pela dificuldade em retirar os destroços. O socorro tentou colocar mangueira de oxigênio para reanimar a moça, mas não obteve sucesso.

Uma equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) investiga o local do acidente. Até agora foram abertas três investigações, uma conduzida pela Aeronáutica, outra aberta pelo Ministério Público e a terceira pela Polícia Federal.

Uma equipe especializada foi deslocada para o local e irão atuar na fase de ação inicial, que coleta os dados dos acidente. Os militares analisarão destroços, buscarão indícios de falhas e construirão hipóteses sobre os momentos finais da aeronaves. Estão sendo feitas fotografias e se preciso, irão levar partes do avião para análise.

Sobre Teori

Se tornou ministro do STF em 2012, por indicação da presidente na época Dilma Rousseff. Foi aprovado por 54 votos favoráveis e 4 contrários. Era especializado em direito tributário, substituiu Cezar Peluso, que havia se aposentado naquele ano. Foi indicado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao Supremo Tribunal de Justiça e nomeado por Lula em 2003 para a Corte Superior.

O magistrado era viúvo desde 2013 e deixou 3 filhos. Era natural de Santa Catarina, da cidade Guedes. Já havia presidido o Tribunal Regional Federal da 4ª região no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Entre as pautas atualmente julgadas por ele estão ações judiciais ligadas a servidores públicos, improbidade administrativas e tributos.

Lava Jato

O ministro Teori acumulava em seu gabinete mais de 50 inquéritos e ações penais da Lava Jato. Entre os casos, o de maior destaque era a delação premiada de 77 executivos na Odebrecht. O ato que iria reconhecer oficialmente a validade dos acordos estava previsto para Fevereiro, porém a intenção do relator era adiantar para o final de janeiro a homologação.

Zavascki era considerado um relator técnico e discreto, apenas a partir dele a Procuradoria Geral da República poderia iniciar novas investigações, com base nos depoimentos. O ministro não dava entrevistas sobre o assunto, apenas se manifestava nos atos.

A morte do relator pode fazer com que os processos relacionados à Lava Jato fiquem nas mãos de outro ministro, que deverá ser indicado por Michel Temer. Outra possibilidade é que Carmén Lúcia, presidente do STF, redistribua o caso para outro magistrado que já ocupe uma cadeira na Corte. A função do Ministro na operação Lava-Jato era analisar denúncias, recursos e delações premiadas.

As ações devem sofrer atraso, até que seja definido um novo relator devem ficar suspensas, assim como a validação das delações.

Teoria da Conspiração

Depois da notícia do acidente, que teve repercussão internacional, a internet levantou teorias e fez comentários acreditando não ter sido um acidente. A causa das especulações foi que Teori iria homologar a delação premiada de 77 empresários e funcionários da Odebrecht, que cita nome de diversos político.

A suspeita também foi levantada por postagem na rede social de seu filho, Francisco Prehn Zavascki, que disse que sua família estava sendo alvo de ameaças. Sua postagem dizia:

“É obvio que há movimentos dos mais variados tipos para frear a Lava Jato. Penso que é até infantil imaginar que não há, isto é, que criminosos do pior tipo (conforme o MPF afirma) simplesmente resolveram se submeter à lei! Acredito que a lei e as instituições vão vencer. Porém, alerto: se algo acontecer com alguém da minha família, vocês já sabem onde procurar…! Fica o recado!”.

Porém o próprio Teori disse a imprensa, sem muitos detalhes, que não havia recebido nenhuma ameaça séria. Francisco, seu filho, disse recentemente que não acredita que o acidente tenha sido causado por sabotagem.

Não se pode afirmar nada até agora, a imprensa ficará no aguardo de mais notícias.

Mais visitados: