Leilão de carros garantem preços até 80% abaixo do valor de mercado

Ir a um leilão é uma excelente forma de adquirir um carro usado por um valor abaixo da tabela FIPE. Muitos deles tem um preço mínimo informado pelo organizador e o preço final acaba sendo definido pelo desejo dos potenciais compradores, quanto maior a concorrência mais se aumenta o valor do veículo.

Você poderá encontrar leilão de carros e motos tanto nas unidades do Detran (Departamento Estadual De Trânsito) do seu estado como também pela internet. No entanto, nos mecanismos online ainda existe pouca segurança para os participantes de que o carro chegue até o comprador e muitos relatos de fraudes.  O preço dos veículos podem chegar a valer de 50% a 80% menos que nas concessionárias.

Como funciona o leilão de carros

O leilão precisa ser formalizado pela CAIXA e por isso  haverá um edital completo que irá compartilhar de todos os detalhes de funcionamento daquele leilão. Se você pretende participar dê uma lida nem que seja superficial .

Dicas para fazer uma boa aquisição

Os leilões de veículos são uma boa forma de ter um caro e por um preço muito abaixo da média, na maioria dos casos. O problema é que eles precisam passar frequentemente por revisões e estar sempre atento para não cair em furadas e gastar dinheiro à toa, afinal, não existe nenhum tipo de garantia ao  comprador.

Leilão de carros

Recomenda-se levar um mecânico no dia para te ajudar a avaliar a situação do veículo e te ajudar a decidir se os concertos que geralmente são necessários vão lhe custar muito caro ou mesmo se a compra do veículo de interesse valerá a pena.

Para quem quer se arriscar menos também se recomenda preferir os leilões feitos por instituições como é o caso por exemplo do Detran, Instituições de vendas de Semi-novos e sites de grande credibilidade na venda de usados (são poucos no Brasil).

No caso do leilão por exemplo a parte de consulta da documentação fica muito mais fácil, afinal, o preço mínimo oferecido pela instituição precisa pelo menos pagar as despesas e atrasos que aquele veículo leiloado possa conter – além disso você tem muito mais garantias de que o processo de transferência de propriedade de fato aconteça no momento, sem precisar postergar a ação.

Como funciona o leilão do Detran

Para participar de um leilão do Detran é preciso estar informado sobre as condições de aquisição disponíveis no site e também ter um cadastro prévio na unidade. Você precisará informar o seu RG, CPF, Comprovante e mostrar dinheiro em cheque ou mãos para poder garantir a compra no momento (não existe nenhuma possibilidade de financiamento ou parcelamento).

O custo de participação é do valor do veículo com um acréscimo de 5% do valor no final do leilão. Lembre-se que se o veículo está sendo leiloado pela instituição provavelmente é por falta de pagamento de documentação obrigatória como licenciamento, multas ou IPVA.  A checagem do Renavam é essencial para saber o quanto verdadeiramente se precisará gastar.

Vantagens de comprar carros em leilão

  • São mais baratos
  • É uma forma fácil de concorrer a um carro sem grande concorrência
  • Pouca burocracia
  • Para quem vende é garantia de dinheiro na hora
  • Para quem vende existe possibilidades de venda mesmo qeu a condição mecânica não seja muito boa

Desvantagens

  • O pagamento só pode ser a vista por isso é preciso estar com o dinheiro preparado
  • Existe problemas mecânicos por parte dos usuários
  • É preciso checar muito bem as condições do veículo para garantir uma boa compra

Agora que você já conhece os prós e contras de comprar um carro em leilão aproveite a oportunidade de obter um bom carro usado por até 80% abaixo do valor do mercado.

Mais visitados: