Hidratação Cabelos Pós-sol

Cuidar dos cabelos garante que eles fiquem macios, maleáveis e sedosos. Pessoas com cabelos longos ou com químicas devem ter cuidados redobrados, pois o fio é mais sensível, podendo ressecar com mais facilidade, chegando até a quebrar.

No verão com a praia, mar, exposição ao sol, piscina, banhos constantes é comum que o cabelo fique mais danificado. Não precisa se desesperar, um intensivo de cuidados capilares deve resolver o seu problema. Você pode cuidar do seu cabelo em casa ou no salão, mas mesmo que vá ao cabeleireiro, é importante que mantenha uma rotina de cuidados no banho, até que os fios estejam recuperados.

É importante investir em bons produtos. Existem diversos tipos de cremes, leave-in, óleos e máscaras, nem sempre os mais caros são sinônimos de qualidade. Pesquise bastante sobre antes de comprar, para salvar o seu bolso e recuperar bem o fio. O ideal é que seja feita hidratações ao menos uma vez na semana.

Falta de dinheiro não precisa ser uma desculpa para deixar de cuidar do seu cabelo. Existem diversas receitas e tratamentos caseiros, que saem baratinho e você pode prepara em casa que vamos ensinar aqui. A maioria delas são herdadas das nossas avós que as usam antes da indústria encher as prateleiras com variadas opções de cremes prontos.

Conheça algumas dicas e cuidados

  • Com a exposição mais intensiva à danos, como ao sol, mar, praia, secador, chapinha e até mesmo o vento, o cabelo perde água, vitaminas e nutrientes. A lavagem constante tira o óleo natural que recobre e protege nossos fios, deixando-os com frizz e desalinhados.
  • Se for entrar na água da piscina ou mar, amarre bem os fios. Use sempre um leave-in após o banho, com os cabelos úmidos. Opte por aqueles com proteção solar, para que os fios fiquem ainda mais protegidos. É possível encontrar uma grande variedade deles em perfumarias, farmácia, salões de beleza, internet e até no mercado.
  • Se estiver afim de um mergulho, procure enxaguar o seu cabelo com água normal após sair do mar ou piscina. Muitas praias possuem duchas por perto, mas se este não for o caso, você pode levar junto com você uma garrafinha com água da torneira para enxaguar os fios.
  • Como o cabelo já está sofrendo muitos danos, evite o secador e chapinha. Aproveite o clima de praia para desfilar com cabelos mais bagunçados, naturais e com movimento, que são a cara do verão.
  • Use e abuse de bonés, chapéus e até mesmo protetor solar para cabelos, que podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas. Alguns ainda ajudam a proteger do mar e piscina. Afinal, não é só para a pele que os raios solares fazem mal.
  • Aposte em boas máscaras de hidratação. Você pode se expor ao sol enquanto espera o produto agir, pois o calor potencializa o efeito das hidratações. Após o tempo indicado de uso, enxágue o cabelo normalmente.
  • Você pode também aplicar óleos vegetais no comprimento dos cabelos, deixar agir por pelo menos duas horas, Depois lave bem, para que não fiquem resíduos. É importante usar óleos que contenham bastante nutrientes, como o de coco e o azeite de oliva extra-virgem.
  • Tenha cuidados redobrados com as pontas do fio, a oleosidade natural não desce até elas, deixando-as mais frágeis. Você pode passar um pouco de óleo para que fiquem mais alinhadas. Outro truque é passar um pouco de condicionador nas pontas antes de lavar com shampoo, evitando que a ação detergente do produto possa ressecar ainda mais.

Receitas Caseiras para Recuperar os Cabelos

Vinagre de Maçã

O sal e cloro abrem as cutículas do cabelo, fazendo com que eles fiquem armados, com frizz e espigados. O vinagre de maçã, além de anti-oxidante, fecha essas cutículas fazendo com que a superfície do fio fique mais lisa, refletindo mais luz e consequentemente deixando o cabelo com bastante brilho. Você vai precisar de:

  • 1 medida de vinagre de maçã.
  • 2 medidas de água.
  • óleo essencial de sua preferência (opcional)

Misture o vinagre com a água e após lavar o cabelo, enxágue-o com essa solução. Deixe secar naturalmente. O cheiro do vinagre some depois de seco, mas se preferir, você pode acrescentar algumas gotas de óleo essencial.

Azeite de Oliva/Óleo de coco

O azeite de oliva extra-virgem, ou óleo de coco, são ótimos para tudo, dão maleabilidade ao cabelo, alinham os fios e dão brilho, além de diminuírem a quebra.

Para usar você pode fazer de duas maneiras:

  • azeite de oliva/óleo de coco o suficiente para cobrir seu cabelo.

Aqueça no microondas, passe em toda extensão do fio. Deixe agir por pelo menos duas horas, sendo possível até dormir com o produto no cabelo. Para retirar o óleo, basta lavar o cabelo normalmente. Se achar que ficou muito oleoso, lave de novo.

Para usar o segundo método, você vai precisar de:

  • 1 colher de azeite de oliva ou óleo de coco.
  • 3 colheres da máscara de hidratação de sua preferência.

Misture ambas e deixe agir por 30 minutos e enxágue. É importante lembrar de não passar na raiz.

Hidratação de Mel e Abacate

O mel é indicado para cabelos secos, frágeis e sem brilho. É muito difícil de aplica-lo puro ao cabelo, por causa de sua consistência, porém misturado à outros ingrediente traz ainda mais benefícios. O abacate é rico em óleos, que dá brilho e maleabilidade. Para fazer essa receita, você vai precisar de:

  • 3 colheres de mel.
  • 2 colheres de azeite de oliva extra-virgem.
  • 1/2 abacate amassado.

Misture todos os ingredientes, até ficar uniforme. Passe em todo comprimento do fio, massageando os cabelos. Deixe agir por 20 minutos e enxágue.

Usem e abusem das nossas dicas para ter cabelos ainda mais macios, sedosos e brilhos. Espero que tenham gostado das receita, se colocarem alguma em prática, deixe seu comentário contando o resultado.

Mais visitados: