Removeram da Corrente Sanguínea o Vírus da Herpes Pela 1ª vez – Seria a Cura da Doença?

Estima-se que pelo menos 70% das pessoas tem o vírus no organismo, mesmo sem nunca ter apresentado sintomas. A herpes pode diminuir 3,7 anos a expectativa de vida das pessoas.

Pacientes enfraquecidos podem ficar gravemente adoecidos e ate mesmo cegos. E em caso de necessidade de transplante de medula, é provável que o único doador possível tenha o citomegalovírus (CMV).

Recentemente estudiosos descobriram uma solução para o problema, sendo um marco, tendo em vista que a doença não tinha cura até então. Foi usado Vincristina, que é utilizado em tratamento de câncer.

Como Funciona 

O vírus responsável pela Herpes, o CMV, remodela a superfície das células. Os pesquisadores se perguntaram quais as proteínas presentes na pele e como o vírus as altera. Foi então produzida a proteína MRP1, que bombeia elementos químicos pra fora da célula. Aquelas que estavam infectadas não conseguiam eliminar a droga. Sendo assim a Vincristina poderia matar as células que portavam o vírus.

Foi exatamente isso o que aconteceu. Foram tratados 15 pacientes, os quais apresentaram drástica redução do CMV no organismo, que até desapareceu em alguns casos. Por conter graves efeitos secundários, é improvável que seja usada em pacientes saudáveis. Por outro lado, poderá ser utilizada no tratamento do sangue de doadores de medula óssea.

Mais visitados: