Poluição é Transformada em Tinta e Arte

A poluição é um problema grave para a saúde. 80% dos casos de câncer de pulão registrado em São Paulo são causados pelo fenômeno. Pequim decretou alerta ambiental máximo no início de 2017. É algo sério que traz diversos danos.

Como existem muitas mentes criativas por aí, que transformam problemas em oportunidade, criaram um solução. A startatup Graviky Labs inventou a Air InkAir Ink. A empresa transforma a fuligem liberada pelos carros em tinta de alta qualidade.

Anirudh Sharma, fundador da empresa é engenheiro da computação, ao retornar à sua cidade natal, percebeu as proporções da poluição. Ele sentou com seus amigos e tentaram achar uma solução para o problema.

Surgiu então o Kaalink, pequeno dispositivo cilíndrico que se adapta ao escapamento dos carros e captura a fuligem, sem que ela seja liberada par o ar. Depois disso as partículas passavam por um processo de separação para retirar alumínio e pó de vidro. Quando já purificada, a substância era misturada à óleo vegetal dando origem à uma tinta pura e de qualidade.

As linhas variam desde diversos modelos de caneta, até tinta para muros. Até então, conforme dados divulgados, a empresa já evitou que 1,6 trilhões de litros de ar fosse, poluídos. Veja o vídeo do produto em inglês:

 

Mais visitados: