25 Dicas De Praticidade e Organização: Tenha Mais Facilidade No Seu Dia a Dia

No nosso dia a dia, é comum nos atrapalharmos com algumas questões que poderiam ser facilmente evitadas, não é mesmo? Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas de praticidade e organização para você adotar na sua casa.

Muitas delas podem ser feitas de maneira artesanal, com o auxílio de itens que você já tem em casa e muito mais, acompanhe.

25 Dicas de Praticidade e Organização

1 – Use Porta Talheres Para Se Organizar

O porta talheres pode ser um belo aliado de quem precisa organizar vários itens de uma mesma categoria sem perdê-los. Por exemplo, pode servir de caixinha para maquiagens, ferramentas, bijuterias ou qualquer outro item pequeno que precise ser armazenado corretamente.

2 – Use e Abuse dos Ganchos na Sua Cozinha

Uma ótima maneira de poupar espaço nos armários da cozinha ou até mesmo nas paredes é por meio dos ganchos. Basta pendurar vários deles na parte de cima dos armários ou na própria parede, isso economiza espaço, além de que fica muito mais fácil de se encontrar algum item de cozinha. Muitas vezes pode ser uma boa opção de enfeite da cozinha também.

Você pode fazer isso para pendurar temperos, panelas, xícaras e tudo o que achar necessário.

3 – Esconda Os Fios

Se na sua casa é comum o uso de réguas ou extensões por toda a parte, existem algumas maneiras coringas para esconder o cabo do fio ou quando há aquele amontoado comum ao redor do computador, do lado do telefone e muito mais.

A dica é utilizar uma caixa de sapatos velha, você pode encapá-la de acordo com o melhor tecido ou estampa que achar, deixe a quantidade de buraquinhos que achar necessário para a passagem dos fios.

Veja o vídeo abaixo com instruções sobre como fazer:

4 – Organize Seus Sapatos

Principalmente para as mulheres que possuem vários pares de sapatos, existem algumas alternativas que podem ser tomadas para melhorar a disposição do guarda roupa ou do local em que são armazenados, por exemplo:

Utilize garrafas pet cortadas ao meio para guardar suas sapatilhas em pares. Dessa maneira, você coloca cada uma delas junto e poupa espaço, além de não deixar que fiquem amassadas.

Você também pode aliar seus cabides com pregadores de roupa, conforme imagem abaixo. Dessa maneira, fica fácil de visualizar todos os pares, além de ficarem suspensos, sem juntar pó ou um em cima do outro.

Outra possibilidade se você não possui muito espaço, não quer que fiquem perdidos por entre seus pés e ainda poupar da sujeira, é o uso de toucas de banho. Basta você comprar várias delas e colocar os pares em conjunto, dessa maneira dá pra colocá-los um em cima do outro sem prejudicar os outros pares. Essa é uma boa opção de ser utilizada quando os sapatos precisam entrar em malas de viagem com pouco espaço.

5 – Sapateiras no Banheiro

Uma ótima maneira de organizar todos os itens utilizados no banheiro sem precisar guardar no armário cheio ou deixar espalhado é por meio das sapateiras de plástico. Aquelas que podem ser encontradas em qualquer loja de materiais descartáveis ou em mercados.

Pendure-a atrás da sua porta e preencha com rolos de papel higiênico, escovas de dente, shampoos, cremes e tudo aquilo que é necessário no ambiente.

6 – Fita Magnética no Banheiro

Se você tem o costume de perder alicates, pinças ou grampos a todo o momento, fique sabendo que uma maneira muito fácil de se organizar é por meio de uma fita magnética.

Basta colocar um pedaço na parede ou em algum lugar do seu banheiro, pendure assim os itens metálicos de uso diário lá. Você nunca mais vai precisar procurar onde deixou pela última vez esses itens.

7 – Limpar Vinho Tinto de Roupas

Se você derramar vinho tinto em sua roupa, use o vinho branco no mesmo local em cima da mancha. Isso neutraliza a cor vermelha do tecido, facilitando assim a lavagem.

8 – Organize a Roupa de Cama

Se você sempre se perde no momento de achar o jogo correto de fronhas, lençol e lençol de elástico, a dica é: guarde todos eles dentro de um desse itens do conjunto. Dessa maneira, ficam todos no mesmo local e poupa tempo de ficar procurando os parzinhos.

9 – Ganhe Mais Espaço Nos Cabides

Uma ótima maneira de conseguir mais espaço no seu guarda roupa é utilizar anéis de latinha, veja a imagem abaixo para melhor compressão.

10 – Guarde Sapatos Em Baixo Da Cama

Se você sofre com a falta de espaço no seu quarto para guardar sapatos, uma dica é colocar os pares dentro das respectivas caixas em baixo do espaço da cama.

Se quiser também pode adaptar com gavetas com rodinhas ou pallets com rodinhas, fica bonito e não ocupa espaço.

11 – Guarde Seus Jeans Com Prendedores

Isso poupa espaço no guarda roupa, além de facilitar a visualização de algum modelo específico.

12 – Guarde Potes Um Dentro do Outro

Se você precisa poupar espaço no quesito potes, que tal guardar os menores junto com sua tampa dentro dos maiores? Dessa maneira você não perde nenhuma das partes e ainda ganha espaço.

13 – Data de Validade Dos Produtos

Quando comprar produtos que podem ser armazenados, coloque aqueles com a data de vencimento mais próxima na frente, dessa maneira, você consome aqueles que tem menos tempo, deixando como reserva aqueles que podem durar mais tempo.

14 – Cesto de Roupa Suja

Para organizar as roupas sujas, procure colocar um saco ou um cesto em um local de circulação da casa, dessa maneira, fica mais fácil saber o que precisa ser lavado ou não.

15 – Organização dos Cabides

Se você possui muitas roupas penduradas em cabide, uma boa dica de organização é colocar-las todas viradas para o mesmo lado. Conforme for utilizando os modelos, mude o lado do cabide. Após algum tempo verifique aquelas que não anda usando e faça uma doação. Isso ajuda muitas pessoas e ainda abre espaço no seu armário.

16 – Porta Controles

Para nunca mais perder o controle da televisão e deixar de uma maneira mais bonita a organização da sua casa, invista em porta controles. Muitos deles vem com porta copos também.

17 – Use a Parte Debaixo Das Suas Prateleiras

Uma boa ideia para quem possui muitos temperos ou especiarias em casa e não sabe onde armazená-las é a de furar a tampa e pendurá-los em baixo das prateleiras. Veja a imagem abaixo para entender melhor:

18 – Clipes Para Achar a Ponta do Durex

Para não perder tempo procurando a ponta do durex toda vez que é necessário utilizá-lo, uma boa ideia é sempre colocar um clipes no final ao terminar de usá-lo. Dessa maneira, na próxima vez que for usar, fica mais fácil.

19 – Enrolar Camisetas

Uma boa opção para quem guarda as camisetas em gavetas é a de não dobrá-las, mas sim enrolá-las. Dessa maneira, poupa-se espaço, não ficam amassadas e ainda assim organizadas.

20 – Guarde as Chapinhas e Babyliss Com Um Revisteiro

Uma boa forma de se organizar e deixar esses itens de uso diário de muitas mulheres sempre a mão é por meio de um revisteiro. Assim, você poupa espaço e pode colocá-los dentro de um armário também.

21 – Pinte Suas Chaves

Caso você possua um molho com várias chaves de diferentes locais, a dica é que pinte uma de cada cor, pode ser com um esmalte mesmo. Dessa maneira, fica mais fácil saber qual é a de cada local, poupando tempo ao entrar no local.

22 – Pendure Uma Bola de Tênis no Teto da Garagem

Dessa maneira, fica mais fácil saber até onde você pode avançar com o carro, delineie bem a marca, desse jeito não irá precisar ficar descendo do carro ou ajustando até o limite da vaga.

23 – Use Um Pente Ao Pendurar Pregos

Se você precisa pendurar um prego e tem a péssima mania de bater nos dedos ao mesmo tempo, utilize um pente para segurar o prego no local e aliviar seus dedos.

24 – Use Fixador de Cabelo Ao Passar A Linha Na Agulha

Para evitar que a linha se abra e fique complicada de se colocar na agulha, uma boa dica é passar fixador antes, dessa maneira, ela não se parte, facilitando o processo.

25 – Passe Base Nos Botões

Para que os botões de camisas ou outras vestes não caiam, passe sempre um esmalte incolor em cima, isso cria uma camada protetora e impede que se percam com mais facilidade.

Mais visitados: